segunda-feira, 10 de março de 2008

O que é uma ileostomia?

Numa ileostomia, o orifício (estoma) situa-se ao nível do intestino delgado (ileon), sendo suprimido o intestino grosso na sua totalidade.

Pela ileostomia saem fezes muito líquidas, agressivas para a pele. Estas passariam ao intestino grosso, onde seria absorvida a água e as fezes ficariam mais grossas. Como, não tem o cólon, ou não está funcionante, o próprio intestino delgado vai, com o passar do tempo, assumir em parte essa função.

Assim, as fezes da ileostomia, que inicialmente são muito líquidas passam mais tarde a ser menos líquidas ou mesmo moles. Os gases e os cheiros como resultado do processo digestivo, são reduzidos.

É frequentemente nos casos intratáveis de colite ulcerosa, na doença de Crohn (enterite regional) e no carcinoma de cólon. Pelo fato de ileostomia drenar constantemente conteúdo líquido intestinal, a absorção de gordura e de vitamina B pode se apresentar reduzida. Perdas de sódio e potássio são aumentadas.

Consulta de enfermagem ao utente ostomizado
Bibliografia: & “Guia do ileostomizado”, Enfermeira Joana Tavares e Maria Manuel Castro, Lisboa, 2003; & “Sempre ao seu lado”, um mundo de soluções para ileostomia, convatec, Paço de Arcos; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ileostomia

23 comentários:

Anônimo disse...

queria saber quanto tempo depois de ser operad e q se pode ter relaçoes?tendo a ileostomia e a bolsa no recto

obrigadaa

Unknown disse...

Bom dia, por um erro médico em abril/09, minha mãe precisou usar a blsa da colostomia e agora faz 01 semana ela tirou e colocou a bolsa de ileostomia, gostaria de informações sobre a alimentaçao e o por quê ela tem vomitado, hoje pela manhã ela vomitou uma coisa verde. Fazem 8 dias que ela fez a cirurgia, que segundo o medico será removida em 60 dias, e sua pele tb está muito ferida.

Anônimo disse...

o Carvão vegetal é bom pra ileostomia.

Anônimo disse...

Eu li aqui na internet que o carvão vegetal é mto bom pra varios problemas de saude no intestino.

Anônimo disse...

eu ja t5enho a bolsa de ilios tomia ja faz 2 anos tenho 14 anos e meu nome é leticia no comesso foi muito dificil mais supérei com muito custo eu aceitei tinha medo de passar vergonha na escola (sou adolecente né bem) mais ninguém sabe as unica coisas são as roupas mais largas pesso pra todos que estão passando por essa situação que ñ entre em depressão ou coisa parecida lute um dia vc vai vencer eu posso dizer que eu renasci hoje meu pensamento sobre oque éw avida apesar de ser pequena é outro eu me transformei obrigado gente bjs e lembre se que enquanto ouver vontade de lutar, haverá esperança de vencer

Anônimo disse...

É bem complicado mas ñ impossível,no meu caso eu tinha a colostomia fiz cirurgia de recontrução mas ñ deu certo pois apareceu uma fistula e tive de fazer outra cirurgia e hoje uso a bolsa de iliostomia.Resumindo é difícil,mas tenho DEUS no coração e ELE ñ me abandona,por isso tenho forças de lutar e sou preparaad pra qualquer situação.

PAULO disse...

OI TENHO ILIOSTMIA DEVIDO UM ACIDENTE DE CARRO,USO BOLSA E O FLUXO E MUITO GRANDE GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO RETARDA A SAIDA DO FLUXO TENHO ILIOSTOMIA À DOIS ANO SETE MESES TUDO QUE EU COMO SAI RAPIDO.

Anônimo disse...

OI EU USEI BOLSA DE ILIOSTOMIA 5 MESES, EU SEI QUE NÃO E FÁCIL NO COMEÇO, DEPOIS QUE TIREI A BOLSA DEU ALGUNS PROBLEMAS MAIS EU CONSEGUI VENCER TUDO COM DEUS A MEIO LADO..
HOJE EU ESTOU AQUI GRAÇAS A DEUS,
EU RENASCI DE NOVO, EU DIGO NUNCA DESISTA DE LUTAR,TEMOS QUE LUTAR SEMPRE E COM DEUS NO CORAÇÃO PODEMOS VENCER...

Anônimo disse...

Quanto ao fluxo da ileostomia é normal q ele seja mais intenso e normalmente líquido, dependendo do tempo ele se torna pastoso. Isso ocorre pois ela é feita no intestino delgado, assim o caminho para a saída é mais curto, pois não tem q passar pelo intestino grosso onde a agua e as vitaminas são absorvidas. Para poder diminuir esta quantidade e também o mau cheiro deve ser evitados ou dimuidos alimentos q produzam muitos gases como leite, ovos, repolho e carne vermelhas, além de alimentos com muita gordura com frituras, biscoitos recheados e etc...

Anônimo disse...

Keep on working, great job!

My page: monster ヘッドホン

Anônimo disse...

Hey I am so happy I found your website, I really found
you by error, while I was searching on Bing for something else, Anyways I am here now and would just
like to say kudos for a tremendous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to look over it all
at the moment but I have saved it and also added your
RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent jo.


My blog monster beats

Anônimo disse...

Howdy! This post could not be written any better!
Reading this post reminds me of my good old room mate!

He always kept talking about this. I will forward this write-up to him.
Pretty sure he will have a good read. Thank you for sharing!


Feel free to visit my website: シャネル アウトレット

Anônimo disse...

Greetings from Colorado! I'm bored to death at work so I decided to browse your website on my iphone during lunch break. I really like the knowledge you present here and can't wait to take a look when I get home.
I'm amazed at how fast your blog loaded on my phone .. I'm
not even using WIFI, just 3G .. Anyways, great site!


Have a look at my web blog: プラダ トートバッグ

Anônimo disse...

Thank you for any other informative site.
The place else could I get that type of information written in such an ideal means?
I've a project that I am simply now running on, and I have been at the look out for such info.

Visit my blog post; シャネル バッグ

Anônimo disse...

I got this website from my buddy who informed me about this site and now this time
I am visiting this web site and reading very informative content here.



Also visit my homepage www.guccihandbagsoutletsalee.com

Anônimo disse...

Hi fantastic blog! Does running a blog similar to this require a massive amount work?
I have very little knowledge of coding but I was hoping to start my own blog in the near future.
Anyway, if you have any ideas or tips for new blog owners please share.
I understand this is off subject however I
simply needed to ask. Thanks!

Feel free to surf to my website: レイバンサングラス

Anônimo disse...

It's amazing designed for me to have a web site, which is valuable designed for my knowledge. thanks admin

Feel free to visit my site アバクロンビー

Anônimo disse...

I hardly create comments, but i did a few searching and wound up
here "O que � uma ileostomia?". And I actually do have some questions for you if it's allright. Could it be just me or does it seem like some of the responses come across as if they are left by brain dead individuals? :-P And, if you are posting at additional sites, I'd like to follow anything
fresh you have to post. Could you list of the complete urls of all your communal sites like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?


Feel free to visit my page: ロレックス腕時計

Anônimo disse...

Thank you, I have just been looking for information about this subject for a while and
yours is the best I have found out till now. But, what about the bottom line?
Are you sure about the supply?

My web page ジョーダン

Anônimo disse...

I would like to thank you for the efforts you have put
in penning this site. I am hoping to see the same high-grade
content by you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my
own, personal website now ;)

Also visit my web site; シャネル バッグ

Anônimo disse...

Good response in return of this issue with genuine arguments and
describing the whole thing on the topic of that.

Visit my weblog - サングラス

Unknown disse...

Deus te abençoe!!!!

Unknown disse...

Deus te abençoe!!!!